Persianas e Películas solares

Persianas e Películas solares

Além de contribuírem para o bem-estar do funcionário, persianas e películas solares possuem atributos que ajudam na redução da energia

Para o profissional facility, cada detalhe relacionado à infraestrutura é importante para compor o todo, e quando o assunto é ambiente de trabalho, cada item possui a sua característica e função específica, essenciais para saciar as necessidades básicas do funcionário. Conforme abordamos em edições anteriores, a cadeira e a mesa devem obedecer a padrões de ergonomia; a iluminação LED ajuda na redução do custo de energia; carpetes além de contribuir na decoração, fornecem o isolamento térmico e acústico; vending machines, além das bebidas quentes como o glorioso cafezinho, oferecem diversas opções em alimentação, e soluções para quem busca praticidade no dia a dia; dentre outros assuntos sobre workplace que não saem de pauta na revista INFRA. Levando isso em consideração, o conteúdo sobre persianas e películas solares não podia ser diferente ao apresentar as principais soluções que elas oferecem ao escritório.

Item que nunca sai de moda, a persiana é um artigo decorativo utilizado em janelas, que tem como função principal equilibrar a entrada de luz no ambiente, e segundo Ana Paula de Luca Tancini, sócia e proprietária da Beare Decor, é indicada exclusivamente para áreas e ambientes internos.

Antes de realizar a compra, o projeto corporativo deve ser acompanhado desde sua fase inicial pela empresa fornecedora, para que a escolha final do produto melhor atenda às necessidades do cliente.

Graziella Castanheira, gerente de marketing da Uniflex, explica que é preciso analisar a intensidade de radiação solar de cada fachada e a partir daí especificar o fator de abertura, proteção solar e a cor mais adequada para cada uma delas.

MODELOS E SOLUÇÕES • PERSIANAS

Segundo Tancini, o produto mais utilizado nos escritórios é a cortina de rolo vertical que oferece proteção solar, reflexão dos raios UV e ainda preserva a claridade permitindo visualizar o ambiente externo. Já para a sala de projeção, onde costumam acontecer as reuniões corporativas, existe uma vasta coleção de telas blackout com diferentes níveis de escurecimento.

Também existe a opção de persianas horizontais de alumínio, que tem como característica principal o basculamento das lâminas, possibilitando total controle da quantidade de luz desejada no ambiente.

“Em muitas obras podemos especificar persianas de alumínio, alumínio perfurado, madeira ou compostos que são muito usados em salas de diretoria ou de reunião. No caso de rede hoteleira também podemos abusar das cortinas romanas com tecidos blackout, telas solares ou até tecidos decorativos que tenham retardante de chamas, pois, cada projeto tem de ser avaliado para a empresa verificar qual produto é o mais adequado. Não existe uma regra estabelecida e tudo pode ser avaliado.”, afirma Castanheira.

Os sistemas de operação mais vendidos no Brasil são aqueles com bastão plástico, cordão ou fio que regulam a inclinação das lâminas, abrindo ou fechando–as, se estiverem na vertical; ou subindo e descendo, se estiverem na horizontal. Agora se houver a necessidade de utilizar peças motorizadas, principalmente em obras que estiverem buscando certificação LEED ou AQUA, deverá ser analisado o sistema de automação, pois existem tecidos que acrescentam pontos, informa Castanheira. “As peças motorizadas e automatizadas, usadas em conjunto com o tecido indicado, podem contribuir na redução do consumo de energia através do ar condicionado central, e permitir que se faça uma dimerização das luzes nas áreas próximas das janelas. No caso de peças motorizadas, deve ser visto onde ficarão os pontos de elétrica para poder ligar as peças.”

O processo de instalação das persianas, conforme Tancini é fácil, rápido, não faz sujeira e na maioria das vezes está incluso na compra do produto. “A manutenção e a limpeza, todavia, devem ser feitas periodicamente com espanador ou aspirador de pó com bocal escova, dessa forma a persiana se mantém limpa por mais tempo. Já a lavagem deve ser feita exclusivamente por empresas especializadas por sistema de ultrassom, a fim de garantir maior durabilidade.”

O tempo para troca ou substituição varia muito de como for feita a manutenção e a limpeza dos produtos, ressalta.

PELÍCULAS SOLARES

Outra opção bastante prática para paredes de vidro e janelas é o uso de películas solares, que segundo Isabelle Ciarleglio, gerente geral da Projeto IN, conseguem abranger todas as necessidades, como redução de calor excessivo, redução do uso do ar condicionado, proteção contra raios UV, privacidade, segurança, proteção contra desbotamento, eficiência energética, obtenção de certificação “verde” etc. Para identificar a solução ideal que o cliente procura, é importante verificar o tipo de vidro e as características da arquitetura.

Rodrigo Andrade, marketing tecnhical services representative para a área de Performance Films da Eastman, explica que as películas são produzidas em poliéster de alta qualidade, e servem também para o uso decorativo e segurança de projetos arquitetônicos (residenciais e comerciais). “Aplicado sob vidros, os produtos da linha LLumar reduzem em até 83% o calor proveniente da radiação energética solar e oferecem bloqueio de 99% dos raios ultravioleta, o que diminui os custos com energia elétrica e melhora a performance do ar condicionado. Além do conforto para os ocupantes do ambiente, com a diminuição do calor e do ofuscamento, protegem o mobiliário interno contra o desbotamento vindo dos raios solares – todos estes benefícios sem obstruir a visão ou escurecer o ambiente.”

Ele conta também que as películas têm fácil aplicação, utilizando-se uma solução com tensoativo (detergente neutro, livre de corantes e aromatizantes) para facilitar a movimentação da película no vidro, e mais alguns tipos de rodos de limpeza e aplicação para acabamento. Depois de instaladas somente precisam de limpeza com flanela umedecida e detergente neutro.

Para quem se preocupa com o meio ambiente, Ciarleglio afirma “a película pode contribuir e muito, mas lembre-se: para uma película ser considerada com atributos sustentáveis, ela tem que simultaneamente contribuir para conforto dos ocupantes. Desta forma, além de promover a sustentabilidade, a empresa vai economizar e poder investir o valor dessa economia em outras áreas e projetos que a companhia preferir.”

Fonte: Revista Infra
Link: http://revistadigital.revistainfra.com.br/digital/169_outubro2014

Share

admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!